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9 de julho de 2013

Volta Às Aulas: Modelo de Plano de Aula. Veja o Exemplo




Você começou a dar aulas agora e sua supervisora te pede o caderno de planos...
 E agora? Como fazer o plano de aula?
Planejar é algo que dá trabalho, mas o que costumo dizer para as minhas professoras é que para quem não sabe para onde quer ir qualquer lugar serve.
Se você não planejar corre muito mais risco de falhar.
Então, mãos a obra! Não é nem um bicho de sete cabeças montar seus planos de aula, e vai te evitar uma série de aborrecimentos, e trazer qualidade a seu trabalho; com o tempo isso se torna parte de sua rotina.
Vai aí uma forcinha com este exemplo de plano de aula e as explicações de cada ítem.
 
__________________________________________________________________________________
 
1. TEMA (aqui você vai dar um nome a sua aula, relacionado a seu conteúdo)
Respeito à variação lingüística, português padrão e não padrão, tipos diferentes de fala.

2. OBJETIVOS (o que você pretende ensinar com esta aula)
·         Mostrar as diferentes formas de linguagens;
·         Trabalhar o respeito ao próximo;
·         Trabalhar a linguagem oral, atenção, confiança e a criatividade;
·         Desenvolver a motricidade fina;
·         Desenvolver a coordenação motora.

3. CONTEÚDOS (o conteúdo programático ligado ao planejamento escolar)
·         Linguagem
·         Coordenação Motora
·         Formação Humana

4. DURAÇÃO (quanto tempo será gasto)
A duração da aula será de 4 horas.

5. RECURSOS (quais materiais você vai uilizar)
Lápis de cor, lápis, borracha, TV e DVD, crachás de cartolina, revistas em quadrinho para a história.

6. METODOLOGIA (como será feito, passo a passo). Neste caso seria essa descrição:
6.1 Acolhimento
(Receba os alunos na porta com um beijo, e desejando boas vindas a todos. Por ser o primeiro dia de aula, coloque um crachá em cada criança para que eles se identifiquem melhor, e assimilem as iniciais do seu nome e dos colegas com o alfabeto)

6.2 Música de chegada ( aqui você pode apenas citar o nome da música).

Eu já cheguei, na sala já estou,
Sentados na cadeirinha, para aulinha começar,
Boa tarde coleguinhas,
Trá  lá lá lá lá,
Acabamos de chegar;
Trá lá lá lá lá;
Quem tiver coração triste, se alegre para cantar,
Nós viemos pra escola;
Nossa vida é cantar, hei!

6.3 Vídeo (nome do vídeo)
Logo após as crianças assistirem o vídeo com a música de Mara (Brasil, Brasil, Brasil), explique sobre as diferentes formas de linguagens, que variam de cidade para cidade, sobre as pessoas que falam de forma diferente, e que nem sempre está errado. Cite alguns nomes de frutas e legumes que são conhecidos em várias regiões com nomes diferentes. Ex: (Abóbora/gerimum/moranga),(mandioca/aipim), (mexerica/poncã/tangerina).

6.4 Rodinha
Sente com todos os alunos no chão, de preferência ao ar livre, para uma conversa sobre o vídeo, e fale sobre algumas pessoas que falam de forma diferente, e o que elas pensam sobre isso.

6.5 Intervalo e lanche para a educação infantil (15:00 às 15:30):
Leve as crianças para lavar as mãos para lanchar, em seguida leve para o pátio para brincarem, nesse momento é bom ficar de olho nas crianças, para não se machucarem. Assim que terminar o horário de recreio, leve-as para lavar as mãos novamente, e voltarem para a sala.

6.6 Momento calmaria
Logo após o intervalo, sente no centro da sala e conte uma história para as crianças, isso servirá para acalmá-los, depois de brincarem bastante no recreio. Uma sugestão pode ser uma história do Chico Bento, que conversa bem diferente, um inocente menino do campo, que fala errado (de acordo com a Gramática Normativa).  

6.7 Atividade do agricultor
Peça às crianças que desenhem sementinhas, ajudando o agricultor a plantar.

6.8 Escovação
Às 16:30 leve as crianças para escovar os dentes. Ao retornar para a sala, cante uma música, cantando as crianças expressam grandes valores esquecidos e que precisam ser resgatados.

6.9 Despedida
(despeça das crianças com o mesmo carinho e atenção que foram recebidos na chegada, pois assim eles sentirão que são queridos e sentirá vontade de voltar no dia seguinte.)

7. AVALIAÇÃO (Todos devem ser avaliados como participantes, se a capacidade de comunicação foi ampliada, como reagiram às situações e aos desafios propostos, se interagiram com os colegas. Anote tudo o que as crianças falaram na roda de conversa, se foi satisfatório ou se terá que propor novas atividades e conversas sobre o assunto. Algumas dessas informações, poderá ser útil, para fazer anotações no portfólio das crianças.)


créditos: ensinar-aprender

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