05 de Agosto - Dia Nacional da Saúde



Dia Nacional da Saúde

No dia 5 de Agosto, o Brasil celebra o Dia Nacional da Saúde. Foi escolhida essa data em homenagem ao médico Oswaldo Cruz, que nasceu em 5 de agosto de 1872.
Oswaldo Cruz ingressou na faculdade de medicina aos 15 anos, e quatros mais tarde, especializou-se em bacteriologia pelo Instituto Pasteur de Paris. Em 1903, foi nomeado Diretor-Geral de Saúde Pública, cargo equivalente a Ministro da Saúde. Durante o período que atuou na saúde pública, Oswaldo Cruz lutou contra a febre amarela, a peste bubônica e a varíola.
Sua gestão ficou conhecida por conta da Revolta da Vacina, ocorrida em 1904. A população manifestou-se contra a obrigatoriedade da vacina antivaríola, porém quatro anos depois devido à epidemia da doença, o povo foi em peso aos postos de saúde e reconheceu o valor do médico.
A data de seu aniversário, portanto, deve ser comemorada com atitudes saudáveis e conscientização política também, afinal, o governo é quem responde pela saúde pública e cuida de questões fundamentais para que a população viva em um ambiente adequado: com saneamento básico, coleta de lixo e manutenção de áreas verdes.
A Philips mantém um programa de responsabilidade individual, oPrograma Qualidade de Vida, que procura inserir incentivar seus colaboradores a teremdentro de padrões de vida saudáveis. Para isso, o programa conta com o Espaço +Vida, que oferece serviços de massagem; a idéia é que o funcionário possa desfrutar de momentos de relaxamento.
Outras ações em prol da qualidade de vida são as campanhas para prevenção de doenças, a imunização da gripe, os programas de reeducação e prevenção à dependência química e a Ação Inteligente contra o Estresse. Também existem programas de condicionamento físico e tratamento do tabagismo.





Nenhum comentário :

Postar um comentário

Poderá gostar tambem de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...